AMOR E PAIXÃO

AMOR E PAIXÃO

  • Feb/2022
  • Fernanda Barutta
  • AMOR,PAIXAO,RELACIONAMENTO,NAMORO

AMOR E PAIXÃO

 

            Paixão é algo bom que seu coração palpita, as mãos suam, as pupilas dilatam, que você vê vida colorida e muitas vezes deseja que dure para sempre. E quem sabe morre de amor como Romeu e Julieta.

            Vivida moderadamente é boa e saudável, é um momento de bem-estar, mas se este estado que pode durar de 12 a 24 meses não passar e o casal ficar nesta fantasia sem querer saber quem é seu parceiro na realidade, no decorrer do relacionamento, pode ter dificuldade de aceitar seu parceiro (a) na vida real, com seus defeitos e qualidades.

            A palavra paixão vem do latim tardio passio-onis, derivado de passus, particípio passado de pat? «sofrer». (Aurelio), o significado da palavra vem de sofrer pois quando estamos tomados por este sentimento nosso cérebro está a todo vapor liberando de monte Dopamina, Oxitoxina, Serotonina, entre outros que são todos hormônios da euforia, motivação, apego e nos causa muita alegria.

            Este sentimento é considerado como “demência temporária”, muitos ficam compulsivos e se tornando doentes na relação, e por este fato que é tão perigoso viver este sentimento por tanto tempo.

            Quando apaixonados conforme diz a autora Solange Rosset (2016), a possibilidade de se apaixonar depende da disponibilidade que uma pessoa tem em correr riscos, em se entregar.

            Precisamos tomar cuidado para não só viver no mundo da fantasia da paixão, pois inconsciente estar em um processo de se sentir perfeito e idealizar uma pessoa perfeita é muito bom, mas muito perigoso pois quando estamos de olhos fechados nunca sabemos quem é que está do nosso lado e não percebemos os riscos que corremos.

            Viver na fantasia do relacionamento é estar no escuro de uma vida que quando toda paixão passar a dor da realidade pode se tão grande que o relacionamento não conseguirá se manter. Apesar de viver uma fantasia aparenta ter um sabor melhor, mas o final da paixão pode ser amargo e dolorido.

            Platão em sua parábola da caverna pretende exemplificar como o ser humano pode se libertar da condição de escuridão, que o aprisione por meio da luz da verdade. Nesta reflexão que Platão faz mostra que apesar de dolorosa a realidade, sua beleza supera a dor ensina a lidar com o dia-a-dia te tornando capaz de ter um relacionamento e manter o amor verdadeiro e real.

            Sendo assim fica a pergunta: É necessário se apaixonar para ter alguém e amar? Não! Porque o amor se constrói, é como uma planta que você coloca a semente na terra e ela cresce devagar conforme você vai regando todos os dias e este investimento que mantem o casal junto em um processo real e mais uma relação mais concreta.

            E o que é amor? (do latim amore) é uma emoção ou sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a outra pessoa ou a uma coisa. Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atração. (Aurélio)

 

            O amor não tem uma definição única. Cada pessoa vai defini-lo de acordo com o ângulo ou as questões que lhe são importantes. De modo geral, todas as definições apontam para o prazer, a facilidade ou a importância de estar junto à pessoa amada. (Solange Rosset, 2016)

 

O amor em uma relação é como uma cesta e dentro dela tem mais que só amar, vai companheirismo, cumplicidade, comunicação, flexibilidade, carinho, sexo, atenção e muitos outros sentimentos e atitudes diárias para um casal, mas tudo isso precisa que os dois estejam dispostos a enfrentar a realidade dos defeitos e qualidades de cada um, pois amar não é só um desejo é também uma decisão.

 

 

                                                          Psicóloga Fernanda Barutta Pierri

           

 

Comentar

Seu e-mail não se tornará publico


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0